Concerto das Velas do Conservatório de Música de Barcelos lotou Igreja Matriz de Barcelos.

O Conservatório de Música de Barcelos (CMB) proporcionou, na noite de sábado, 15 de dezembro 2018, o Concerto das Velas. Do início ao fim, a plateia que encheu por completo a Igreja Matriz em Barcelos, pôde assistir a momentos de verdadeiro deleite e encanto, ao mesmo tempo que se ouvia mais de uma dúzia de melodias capazes de prender a atenção de um público atento e ávido de música. O Concerto das Velas contou com a atuação de cerca de 100 jovens que, divididos em vários cenários e momentos, deram voz e encenação a algumas das mais conhecidas melodias natalícias.

Um dos momentos mais aguardados foi a altura em que foi tocado e cantado o tema “Adeste Fideles”. A orquestra tocou, os coros cantaram e o público foi chamado a participar, naquele que é já considerado o "ponto alto" do espetáculo.

“Este Concerto das Velas é um dos mais emblemáticos que o CMB apresenta, não só pelo número de alunos envolvidos, mas por toda a magia que envolve nos seus dois momentos: um inicial relativo ao Advento, mais introspetivo e de recolhimento e, um segundo, mais festivo que simboliza o Nascimento de Jesus”, aclarou Cristina Dornelas, Diretora Pedagógica do CMB.

Ao longo de cerca de uma hora, os alunos do CMB, pertencentes às três classes representadas (o Coro dos Pequenos Cantores, o Coro Galtom e a Orquestra de Sopros), protagonizaram momentos capazes de arrancar os mais entusiasmados aplausos. O espaço foi também cuidadosamente ornamentado com círios vermelhos.

“Não posso deixar de mencionar, de um modo particular, todo o empenho e profissionalismo dos professores responsáveis pela orquestra e pelos coros; Carlos Martinho e Maria João Gonçalves, os quais coordenaram e prepararam este Concerto, numa entrega incansável”, acrescentou a Diretora Pedagógica.