Entrega de Diplomas e Concerto de Homenagem a Santa Cecília.

No passado dia 25 de novembro, o Conservatório de Música de Barcelos realizou dois eventos especiais da sua programação, marcados pela tradição e pelo contexto em si.

O primeiro, às 15h00, realizou-se, no Pátio Luiz Costa do CMB, um concerto e cerimónia de entrega dos diplomas dos alunos de Quadros de Mérito e de Excelência 2016/2017. A diretora pedagógica, Professora Cristina Dornelas, deu inicio ao concerto/cerimónia, apresentando os critérios dos prémios que iriam ser atribuídos e o programa do concerto. Os alunos para acederem ao Quadro de Mérito no Curso Básico de Música em regime integrado tiveram que obter uma média final de nível 5 e ao Quadro de Excelência a classificação de nível 5 a todas as disciplinas. Relativamente ao Curso Secundário de Música/Canto atribuiu-se o Diploma de Mérito ao aluno que concluiu o Curso com a média mais elevada, sendo que esta não poderia ser inferior a 17 valores e de Mérito Artístico ao aluno que obteve a média mais elevada nas disciplinas da componente científica e técnica-artística, com uma proporção 30% e 70% respetivamente e com uma média igual ou superior a 18 valores à disciplina de instrumento.

No total foram entregues 54 diplomas,

Após a breve introdução e louvor a todos os alunos premiados ao trabalho desenvolvido pelos seus professores, deu-se início ao Concerto pela Orquestra Sinfónica do CMB e direção do Prof. Carlos Martinho que apresentou a Marcha nº4 da obra Pompa e Circunstância de E. Elgar. Seguiu-se a cerimónia de entrega dos diplomas por turma, tendo sido convidados os diretores de turma do ano letivo transato para entregarem os diplomas de mérito aos alunos da sua direção. De seguida coube à Diretora Pedagógica entregar os Diplomas de Excelência e de Mérito Artístico. De destacar que cerca de um terço dos alunos do Conservatório de Música de Barcelos em regime integrado teve acesso ao Quadro de Mérito e nove alunos ao Quadro de Excelência.

O Concerto prosseguiu com o aluno do Curso Secundário de Canto, que obteve o Prémio de Mérito Artístico, e a Orquestra de Cordas do CMB sob a direção do Professor Jorge Teixeira, que apresentaram a ária de G. Handel “Every Valley” seguindo-se da Orquestra Sinfónica do CMB com a obra Peer Gynt de E. Grieg. O público, que encheu o Pátio Luiz Costa do CMB, manifestou-se no final pelo excelente momento artístico que assistiu num ambiente verdadeiramente festivo.

De seguida, ao final da tarde (18h00) realizou-se o tradicional Concerto de Santa Cecília pelos Professores do Conservatório de Música de Barcelos no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Barcelos que, completamente lotado, contou com a participação de vinte e dois professores, que se apresentaram em várias formações, como a solo ou em grupo de música de câmara,. O programa iniciou-se com o primeiro andamento do Concerto Duplo para Violoncelo em Sol menor pelos Professores Jorge Teixeira e Sónia Amorim (violoncelo) acompanhados pelos Professores Anna Pereira e Vânia Bajão (violino), Joana Fonseca (Viola D’Arco) e Joana Lopes (Contrabaixo). Seguiu-se uma obra de um compositor português para instrumentos de Sopro O Scherzino de Joly Braga Santos com os Professores Ana Isabel Azevedo (Flauta Transversal), Isabel Ferreira (Clarinete), Luís Alves (Oboé), César Maciel (Trompa) e Tiago Rodrigues (Fagote). O Concerto continuou com a 1ª Balada de F. Chopin pela Professora Eugénia Moura – Piano, passando depois para uma peça clarinete e marimba de Ph. Parker “Intrada” das Five Bagatelles pelos Professores Isabel Ferreira e André Silva respetivamente. Seguiu-se a obra Oblivion de A. Piazzola para piano, violino e clarinete antes de três melodias portuguesas Pastoral e Olhos Negros de Vianna da Motta e Contrastes de Luiz de Freitas Branco interpretadas pelos Professores Maria João Gonçalves (soprano) e Serghei Covalenco (piano). A terminar o variado e riquíssimo programa do recital a Professora Sara Martins (Saxofone) acompanhada pela Professora Eugénia Moura (Piano) apresentaram dois andamentos da obra Scaramouche de Milhaud Modéré e Brazileira antes do Grupo de instrumento de sopro composto pelos Professores Carlos Martinho e Henrique Azevedo (trompete), César Maciel (trompa), Bruno Fernandes (trombone), Guilherme Bogas (Saxofone barítono) e André Silva (Percussão) que abrilhantaram o concerto com as obras Girl from Ipanema & Desafinado de T. Jobim e - Jazz Popury A. Bykov.

No final, o Diretor do Conservatório de Música de Barcelos, Dr. Miguel Andrade, felicitou todos os professores pelo excelente concerto que proporcionaram, agradecendo todo o empenho, destacando que esta qualidade espelha o ensino que o CMB oferece.