Quatro Alunos do Conservatório de Música de Barcelos Premiados em Concurso Internacional

Quatro alunos do Conservatório de Música de Barcelos foram premiados no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada nos instrumentos de Guitarra e Canto. Este Concurso, que já vai na sua 8ª edição e que nasceu para colmatar uma lacuna ao nível de concursos de guitarra na região Centro e Vale do Tejo, foi alargado aos instrumentos de Canto e Piano e tem se vindo a destacar pela sua qualidade por ser um concurso aberto a alunos de qualquer nacionalidade.

Por um júri constituído por elementos de reconhecido mérito artístico nacional e internacional – Guitarra (Jesús Pineda, Nuno Santos, Paula Marques, Pedro Rufino e Rui Nabais) e Canto (Ana Paula Russo, José Corvelo, Mariana Ferreira, Susana Teixeira e André Cunha Leal), foi atribuído no instrumento de Guitarra o 3.º Prémio do Nível III (até 14 anos) a Vânia Silva, aluna do Curso Básico de Música do CMB em regime articulado com a Escola EB2,3 Rosa Ramalho, 2.º Prémio do Nível IV (até 16 anos) ao aluno João Carvalho e o 1.º Prémio do Nível V (até 18 anos) ao aluno Diogo Carlos (até 18 anos), alunos do Curso Secundário de Música do CMB, da classe do Prof. Francisco Gomes. Relativamente ao Canto, a aluna Cláudia Pereira, a frequentar o Curso Secundário de Canto no CMB, da classe da Prof. Maria João Gonçalves, obteve o 1.º Prémio do Nível Elementar (até aos 15 anos).

O Conservatório de Música de Barcelos congratula-se por mais este reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos professores com os seus alunos, por um Concurso cada vez mais prestigiado e que tem ganho dimensão com a sua inclusão no Festival de Música Cidade de Almada.

Estes resultados vieram abrilhantar mais uma semana de intensa atividade musical desenvolvida no Conservatório de Música de Barcelos, o qual promoveu a realização das Masterclasses de Instrumentos de Cordas, de Instrumentos de Sopro e Percussão, ministradas por mestres de grandíssima qualidade e de reconhecimento internacional, como Prof. Maria Macedo (violoncelo) Prof. Marta Eufrázio (violino), Prof. Jorge Alves (viola d’arco) Prof. F. Pertzbon (contrabaixo), Prof. Telmo Barbosa (trompete), Prof. R. Erculiani (fagote) e Prof. R. Petinga (Percussão), os quais se prontificaram com maior satisfação a virem trabalhar durante estes dias com cerca de 140 alunos maioritariamente do CMB. As Masterclasses de Instrumentos de Cordas culminaram com um Concerto de Encerramento no dia 29 de março onde foi visível nos alunos e professores a intensidade da(s) experiência(s) vivida(s) ao longo da semana, manifestada na vontade de repetir numa nova oportunidade