12.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” - Piano e Violino

O 12.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” do Conservatório de Música de Barcelos.

Piano (30 de abril) e Violino (01 de maio)

Link para inscrição:

Piano – https://tinyurl.com/PequenosGalinhos-Piano

Violino – https://tinyurl.com/PequenosGalinhos-Violino

Email para questões: pequenosgalinhos@gmail.com

12.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” - Piano (30 de abril) e Violino (01 de maio) tem como principais objetivos: o intercâmbio de aprendizagens, o incentivo ao estudo destes instrumentos e o desenvolvimento do gosto pelos mesmos.

Participantes

12.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” - Piano e Violino encontra-se aberto a qualquer participante português ou residente em Portugal nascido depois de 01 de janeiro de 2010.

Não serão admitidos participantes cujos professores integrem o júri do concurso.

O valor da inscrição é de 35€. Aos alunos do Conservatório de Música de Barcelos é concedido um desconto de 20%.

A desistência da inscrição não dará lugar a reembolso.

A inscrição no link respetivo deverá ser acompanhada da seguinte documentação em formato digital:

- Número do Cartão de Cidadão;

- Partituras do programa a apresentar;

- Comprovativo de transferência bancária para o IBAN: PT50 0033 0000 4543 7689 4370 5, ou em cheque à ordem de Conservatório de Música de Barcelos.

O candidato terá de se fazer acompanhar do Cartão de Cidadão, no dia do Concurso, sob pena de não poder participar.

A inscrição só será considerada válida depois de recebida toda a documentação e regularizado o pagamento.

O prazo limite de inscrição terminará a 15 de abril de 2022.

Só serão aceites mudanças na lista das obras apresentadas quando comunicadas até ao dia 16 de abril e enviadas as respetivas partituras para o email: pequenosgalinhos@gmail.com

Os participantes que em edições anteriores obtiveram o 1.º prémio não poderão participar no nível em que o obtiveram.

Níveis de participação

12.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” - Piano e Violino - terá 4 níveis de participação, por instrumento. Cada participante deverá apresentar-se a solo com 3 unidades/obras* que terão que ser executadas de memória e sem repetições. Os participantes serão inseridos nos respetivos níveis mediante grau de dificuldade das peças.

*unidade/obra: conceito que abrange estudos, peças, concertos/concertinos e andamentos de sonatina/sonata.

Nível A – Grau de dificuldade muito fácil

Nível B – Grau de dificuldade fácil

Nível C – Grau de dificuldade médio

Nível D – Grau de dificuldade elevado

12.º Concurso Nacional “Pequenos Galinhos” - Piano e Violino - terá como limite 70 inscrições em cada instrumento.

Todos os casos omissos ao presente regulamento serão submetidos à apreciação da organização e/ou júri.

A apresentação dos candidatos será feita por ordem alfabética em cada nível.

Júri

Os júris das provas serão constituídos por 3 elementos de reconhecido mérito artístico, em cada instrumento.

Piano – 30 de abril

- Constantin Sandu

- Cristina Dornelas (Direção Pedagógica CMB)

- Vasco Dantas Rocha

Violino – 01 de maio

- Ana Sofia Mota

- Cristina Dornelas (Direção Pedagógica CMB)

- Marta Eufrázio

As decisões dos júris serão soberanas e inapeláveis.

Prémios

Todos os participantes serão premiados. Serão atribuídos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º prémios por nível de participação. O 1.º prémio não será atribuído em ex-aequo.

O público, em cada nível, votará o Prémio Público. Este prémio será atribuído ao candidato que obtiver maior número de votos na sua prova.

Será também atribuído o “Prémio Pequeno Galinho 2022” ao candidato cuja obra interpretada obtenha a maior pontuação do júri, no total dos 4 níveis, no dia do concurso.

No período da manhã decorrerão as provas de dois níveis e, no período da tarde, os níveis restantes, a divulgar oportunamente. No final de cada sessão de provas serão atribuídos os diplomas e respetivos prémios de participação. O “Prémio Pequeno Galinho 2022” será divulgado no final da sessão da tarde.

Outras situações

No caso do instrumento – Violino – o pianista acompanhador será da responsabilidade do participante.