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O Colégio

Colégio Conservatório de Música de Barcelos

O Conservatório de Música de Barcelos é um Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo (EEPC) vocacionado para o Ensino Artístico Especializado da Música e Teatro, com a autorização definitiva de funcionamento n.º 1/EPC/Norte/2013 para os Cursos de Iniciação Musical, Curso Básico de Música (em regime articulado e integrado) e Cursos Secundários de Música e Canto (em regime articulado e supletivo).

Ensino Artístico Especializado da Música e Teatro

Possibilidade de frequência em diferentes regimes - ensino integrado, regime articulado e regime supletivo.

É uma escola de meio urbano, situada na periferia da cidade de Barcelos, mas com algumas particularidades que a tornam diferente das escolas básicas e secundárias do nosso sistema de ensino tradicional, uma vez que se trata de um Conservatório de Música e Teatro, no qual a simbiose entre as artes e a formação geral do aluno como um todo, potenciam a aprendizagem nos graus de ensino que nesta são ministrados, numa pluralidade de pedagogias e de propostas educativas que potenciam os princípios orientadores do perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Atendendo ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória a instituição tem a preocupação constante de proporcionar aos seus alunos momentos propícios ao surgimento espontâneo de conversas, de debates, de espaços privilegiados de discussão e partilhas de opinião com sentido crítico e criativo. Desta forma, a escola trabalha no sentido de proporcionar aos seus alunos as melhores oportunidades e as mais significativas aprendizagens essenciais. São cada vez mais importantes as experiências que envolvem completamente os discentes, tornando-se assim mais marcantes e conduzindo a aprendizagens relevantes e que perduram, sendo posteriormente utilizadas de forma natural e consistente.

É tendo todas estas premissas em consideração que a instituição potencia e promove as mais variadas práticas e experiências, potencializando a dualidade do saber empírico e do saber prático.

Ainda no sentido da potencialização e alargamento dos conhecimentos, a realização de projetos interdisciplinares durante todo o percurso escolar dos alunos tem sido prática regular e intrínseca à natureza da instituição, pois acreditamos ser essencial o desenvolvimento de trabalhos, estudos e projetos que abranjam mais do que uma disciplina e/ou área disciplinar a confluir para a evolução integral do aluno.

No intuito de corresponder às necessidades da sociedade envolvente e fruto da constante avaliação do Projeto Educativo, assim como numa constante valorização e afirmação das artes numa sociedade cada vez mais globalizada, a instituição sentiu a necessidade apresentar uma nova oferta formativa – Teatro – potenciando o aprimorar das atividades desenvolvidas e a criação de projetos com outras dimensões e enriquecidos pela implementação e intrusão das diferentes artes.

É preocupação permanente da instituição, o enriquecimento e aquisição de meios tecnológicos de ponta, numa procura ininterrupta da melhoria e diversificação das práticas pedagógicas, bem como, a sua inovação, de forma a permitir um processo de ensino aprendizagem motivador, diversificado e enriquecedor para os discentes. Estas vivências e conhecimentos conduzem a competências de aprendizagem que integram os pressupostos orientadores do currículo, numa sociedade cada vez mais complexa e exigente.

As múltiplas apresentações públicas (concertos, espetáculos, audições, saraus musicais, concursos, …) contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cultural e artístico do meio e, simultaneamente, procuram incutir nos alunos a sensibilidade estética necessária para serem futuros cidadãos singulares, capazes de resolver problemas, articular conhecimento cientifico adquirido, numa ótica de evolução criativa e pensamento crítico, acrescido da valorização das relações interpessoais e fomentar o sentido estético e artístico dos mesmos. Estas vivências e conhecimentos conduzem a competências de aprendizagem que integram os pressupostos orientadores do currículo, numa sociedade cada vez mais complexa e exigente. Não obstante toda a abertura à comunidade, à inovação, bem como, a toda a singularidade do serviço educativo prestado, a escola oferece amplos espaços verdes que permite aos seus alunos serem crianças felizes, com princípios e valores vigentes em todo o processo de ensino-aprendizagem, num ambiente familiar e de proximidade.

O valor das artes, em especial a música e teatro, na educação reside na sua capacidade de suscitar, de gerar emoções profundas e significativas, vivem das suas naturezas estéticas específicas e nas suas dimensões artísticas que as tornam diferentes das outras manifestações humanas e constituem um modo de conhecimento e criação ímpares.